Este ano a quinta edição do Encontro de Escaladores em Proença a Nova, teve a maior adesão, 40 pessoas estiveram presentes para experimentar a placa quartzítica mais técnica do Centro do País. Este ano também como em anos anteriores, vieram escaladores estrangeiros, Hanna Gough uma escaladora Australiana a estudar em Coimbra veio trocar experiências e escalar com outros escaladores vindos de vários pontos de Portugal como, Seixal, Nisa, Sardoal, Santarém, Lisboa, Almada entre outros. Nesta V edição alguns escaladores com projectos na placa fizeram pela pela primeira vez os seu encadeamentos como é o caso de Marta Beltrão e António Ribeiro que fizeram o Grifo 6a+, também José Branquinho fez pela primeira vez o 7a+ A Little Beat Less Conversation e tentou ainda a via mais dura da escola, O ultimo Grifo da Moda 7b+. Obrigado a todos os participantes, espero que tudo tenha estado do vosso agrado. Grande Abraço e boas escaladas.
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
quarta-feira, 17 de outubro de 2012
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
Diedros Magicos - Puig Campana + Sella escalada desportiva Alicante
No dia a seguir a termos feito o Esporão Central, a outra via que queríamos muito fazer em classica Puig Campana era a Diedros Mágicos, uma de 250m 6a/Ao, começamos um pouco mais tarde depois de um café nada mau em Benidorm, o primeiro lance era de V+ e quando comecei notei que as chuvas dos últimos dias se tinham infiltrado de tal maneira no diedro que tudo mexia. O início da via mostrou-se complicado com vários blocos a entoarem aquele cântico que o escalador não gosta de ouvir, para cima a coisa melhorou com uma fenda perfeita mas a confiança na rocha tardava em aparecer e proteger rápido e bem era inevitável. Cheguei ao 1º lance depois de 40 metros e chamei o Tó que também escalava e queixava " isto não está bom.." optamos por não continuar para não termos nenhuma surpresa a quantidade de água que tinha caído não permitia que andássemos por ali.
No dia seguinte fomos para a Escola de Escalada Desportiva mais conhecida da Costa Blanca, sella tem vias para todos os gostos, a partir dos 25 metros até 100 metros, são pelo menos umas 250 num calcário muito bom e com sectores ao sol e sombra. Aqui não me mostrei rogado e 6c's e 7a's foram uma constante enquanto o meu Tó teimava nos IV.
sábado, 6 de outubro de 2012
Espolón Central -V 450m Puig Campana - Finestrat Alicante
A semana passada nas regiões de Andaluzia, Múrcia e Valencia em Espanha, aconteceu um autêntico dilúvio que originou dez mortos, centenas de famílias dasalojadas e muitos feridos derivado a abatimentos de estradas e edifícios. Na região de Múrcia chegaram a cair 212,4 litros por metro quadrado e dois escaladores portugueses acharam que estavam reunidas as condições ideais para escalar Puig Campana 1406 m. Foi isso que aconteceu, na primeira tentativa já a 100 metros de altura a chuva fez-nos desistir apesar do meu cordada, insistir em "espera mais um bocadinho a vêr" não vimos, mas sentimos ela a escorregar pelas costas enquanto rapelavamos a medo! No dia seguinte começamos com um céu azul e uma nuvem ou outra, a escalada foi perfeita com um desenrolar de lances lindíssimos em rocha perfeita para a Clássica, ali não faltam locais para proteger é correr e esperar pelo companheiro que teima em demorar!! A 200 metros num piscar de olhos a Montanha fecha-se e o nevoeiro toma conta de Puig Campana, mas os 5,6 metros de visibilidade levam-nos ao ultimo 9º lance e a um culminar perfeito do Esporão Central na face Sul. A saída, feita por uma ferrata tremelicante e uma descida abrupta a pé, só foi possível porque estava marcada com bolas de tinta vermelha, o nevoeiro cerrava-se a cada passo...
Subscrever:
Mensagens (Atom)