quarta-feira, 27 de julho de 2011

Canyoning Ribeira de Quelhas + Escalada Fragas de S. Simão

Outro dia, eu e o Canyonista Pedro Tavares fomos descer a ribeira de Quelhas em Castanheira de Pêra para matar o vício. A ribeira levava pouca água ,mas deu para brincar um pouco e passar uma manhã tranquila antes da sopa da pedra no restaurante O Caçador, em Figueiró dos Vinhos. Depois de várias repetições á terrina de sopa, fomos escalar ás Fragas de S. Simão que dão a sensação que estão um pouco ao abandono, o placar dos croquis desapareceu, quase que é preciso levar uma catana para escalar e cuidado nalguns top's, um deles têm os pernos a mexer, saídos e a ver-se o anel de expansão. Uma opinião minha particular é que, se estiverem pessoas a banharem-se por baixo das vias evitem escalar já que não existe nenhum aviso por parte do Munícipio a dizer que ali é zona de Escalada e há o perigo de queda de pedras ou blocos.







































































































4 comentários:

Nelson Cunha disse...

Gostava de saber onde fica essa Ribeira de Quelhas! Este ano tenho me dedicado mais aos canyonings!

Quanto às Frasgas de S. Simão, sou um dos equipadores e co-responsável pelas 3 vias equipadas.

Fui lá recentemente escalar as 3 e até encontrei magnésio nas presas! Não serão assim tão pouco escaladas quanto isso.
Há de facto uma reunião em mau estado a retificar. Já informei o equipador.

Quanto a escalar lá no Verão, para mim é arrepiante! Deveria ser proibido! A minha estratégia é escalar o mais cedo possível enquanto n há gente na praia. Da última vez, na 3ª via, começou a chegar gente e resolvi sair por cima, para não rapelar!

Depois fomos até ao Cercal aproveitar a sombra que lá está nos sectores.

A propósito, dessa vez deixei lá esquecida uma corda de 60m, quanse nova! Não a viste passar por lá?

Boas actividades

Zé Pataleno disse...

Oi Nelson, a corda nem sombra dela!
A nós aconteceu o mesmo, começamos a escalar sem ninguem e tivemos que abandonar no 2º lance porque até arrepiava vêr as pessoas a meterem-se por baixo de nós.
A ribeira de quelhas fica no Coentral em Castanheira de Pêra,lá existem as indicações do Canyoning, demoramos 30 minutos a pé até ao início da ribeira por um trilho que não está marcado e nem sempre é visível.Abraço.

Nelson Cunha disse...

Imagina que eu deixei cair um mosquetão e vi-o a ir disparado em direcção das pessoas, depois de bater na rocha!

Mas elas, com o barulho da água, nem se aperceberam!
Eu é que fiquei branco e resolvemos sair por cima!

Até foi giro sair por cima, por uma aresta, encordados estilo montanha, mas depois queimamos os pés a descer pelo asfalto!

Gosto muito de escalar, acho que tem potencial para muitas vias interessantes. Já tenho umas linhas debaixo de olho e gostava de voltar a equipar lá!

Boas actividades

Zé Pataleno disse...

Aquilo têm muito potencial e quando estiver-mos juntos dou-te novidades sobre aquele local , axo que as hipótesses de voltares a equipar lá são grandes ;)