quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PROHODNA CAVE - KARLUKOVO - Bulgaria

A Gruta de Prohodna fica situada na Vila de Karlukovo, nesta região já foram exploradas mais de 240 grutas e Prohodna é a unica em arco e com uma abóboda de 47 metros. A gruta tem hoje 7 sectores e 72 vias que vão do V ao 8c e estão equipadas com parabolts em inox, um excelente equipamento feito por Búlgaros. Em Dezembro de 2011 Dani Andrada esteve aqui e junto dos escaladores locais prometeu voltar para equipar, julgo que aqui as vias não acabam mais este local é dos mais espectaculares em que já estive, apetece ficar ali uma boa temporada a desbravar aquele calcario excelente. 

                                                  "Oknata" ou "Olho de Deus".

                                 GPS координати E 24° 04' 33.00'', N 43° 10' 22.00''.



                                                          целувка yoanna

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

KUKLATA ROCK - Rila National Park - Bulgaria

Ainda no Parque Nacional de Rila, fomos escalar em frente ao Refugio de Malyovitsa nas rochas de Kuklata. A escalada a cerca de 1900 metros de altura faz-nos sentir pequeninos naquela paisagem imensa de verde, cinza e alguns pontos brancos. Rila marcou-nos pela positiva e todos sentimos que apenas dois dias no Parque sabiam a pouco, mas havia outras coisas para descobrir...                            

                                    
                                            Yoanna Milanova e o capacete sexsagenario

                                              Zé Maria e Marta e Antonio ao fundo
                                                                 Marinho e eu

                                                    Branquinho.... tanto inho..


domingo, 5 de agosto de 2012

Malyovitsa Peak 2729 m - Rila National Park - Bulgaria

Foi assim que começou a nossa Rock Trip á Bulgária. A nossa amiga búlgara Yoanna Milanova tinha tudo estudado para nós e chegados ao Aeroporto rumamos ao Parque Nacional de Rila. Chegamos ás 2 da manhã e fizemos uma marcha de 50 minutos até ao refugio, para no dia a seguir assaltar o cume do Malyovitsa. A Bulgária é um País muito bonito, cheio de pessoas afáveis e paisagens lindíssimas, os desportos de Montanha já têm muitos anos de tradição e nota-se o espírito Alpino, apesar de eu achar que em relação á Montanha eles têm que crescer mais em relações Ambientais.O cume Malyovitsa não é o pico mais alto da Bulgária mas no Parque Nacional de Rila é muito conhecido, porque toda a face Norte e Nordeste é escalável até ao cume com vias de Escalada Tradicional até 200 metros.