A Tridentina é uma das ferratas mais conhecidas da Província de Bolzano, não consigo dizer exatamente quantas pessoas estavam na rocha, mas certamente mais de 100. Esta ferrata é considerada de meia dificuldade, nada que um escalador de V não faça , mas pessoas que não estejam habituadas a estas andanças passam ali muito mal. A ferrata foi equipada em 1967.
sexta-feira, 4 de outubro de 2013
domingo, 29 de setembro de 2013
Marmolada 3343m Cordilheira dos Alpes - Dolomitas
O Marmolada ou Regina delle Dolomiti é o ponto mais alto dos Dolomitas e a nona mais destacada dos Alpes. Antes da I Guerra Mundial, a fronteira Áustria-Itália passava no topo da montanha. A Montanha é fácil de ascender, tem um Glaciar onde é preciso ter cuidado com as crevasses e uma trepada em rocha, equipada debilmente com uma ferrata, de resto é só tentar acompanhar o Zé Maria, algo muito impossível! Deem -lhe uma Montanha com neve, um piolet e uma charca para banhos e é um Zé Pedro em ponto grande.
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
Rei Artur - 6b - 300 Metros - Croda da Lago - Dolomiti
Bem! A ver se consigo explicar isto!? Esta via de 11 lances é protegida, está equipada com pernos e plaquetes e foi equipada em 2008. Os guias de escalada dizem que só é necessário levar un friend piccolo (0,5/075). Nós levamos mais que isso desnecessariamente, porque o que existe ali como em todos os Dolomitas é outro espírito. O primeiro lance de 40 metros de V+/6a colocou-nos logo em sentido para o que viria de ali para a frente, o lance tinha 3 protecções e era o melhor lance para colocar algo. Os outros lances de grau mais difícil e muito ambiente, foram feitos em desportiva com um entalador ou friend sempre que era possível, fizemos uma escalada em que por vezes tínhamos 5,6 metros de distancia entre plaquetes e no meio do lance nem o 0,5 ou 075 cabia. As Reuniões eram uma única plaquete com argola e sempre que o Zé Maria chegava as minhas pernas tremiam e logo lhe dizia , já viste ..tu já viste,?? que não deu para reforçar!! Ali, nas vias de escalada de vários largos equipadas é normal estas distâncias, que por vezes, até acho que chegam a ser mais de 6 metros, por isso em todas elas é sempre necessário levar material para colocar, esta via por azar era muito má para proteger daí a termos passado alguns medos, que só foram ultrapassados porque a quadrupla tinha dois escaladores de grande gabarito. Esta via acede-se a partir do Passo Giau e passados 50 minutos estamos no sopé do Monte Formin para aceder aos seus 2657m que nos levam a sorrir e num silêncio, desfrutar dos Dolomitas. O Olhar só não ia mais longe porque ali ao lado estava outra e outra Montanha igual.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

















































