domingo, 29 de setembro de 2013

Marmolada 3343m Cordilheira dos Alpes - Dolomitas

O Marmolada ou Regina delle Dolomiti é o ponto mais alto dos Dolomitas e a nona mais destacada dos Alpes. Antes da I Guerra Mundial, a fronteira Áustria-Itália passava no topo da montanha. A Montanha é fácil de ascender, tem um Glaciar onde é preciso ter cuidado com as crevasses e uma trepada em rocha, equipada debilmente com uma ferrata, de resto é só tentar acompanhar o Zé Maria, algo muito impossível! Deem -lhe uma Montanha com neve, um piolet e uma charca para banhos e é um Zé Pedro em ponto grande.













 

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Rei Artur - 6b - 300 Metros - Croda da Lago - Dolomiti

Bem! A ver se consigo explicar isto!?  Esta via de 11 lances é protegida, está equipada com pernos e plaquetes e foi equipada em 2008. Os guias de escalada dizem que só é necessário levar  un friend piccolo (0,5/075). Nós levamos mais que isso desnecessariamente, porque o que existe ali como em todos os Dolomitas é outro espírito. O primeiro lance de 40 metros de V+/6a colocou-nos logo em sentido para o que viria de ali para a frente, o lance tinha 3 protecções e era o melhor lance para colocar algo. Os outros lances de grau mais difícil e muito ambiente, foram feitos em desportiva com um entalador ou friend sempre que era possível, fizemos uma escalada em que por vezes tínhamos 5,6 metros de distancia entre plaquetes e no meio do lance nem o 0,5 ou 075 cabia. As Reuniões eram uma única plaquete com argola e sempre que o Zé Maria chegava as minhas pernas tremiam e logo lhe dizia , já viste ..tu já viste,?? que não deu para reforçar!! Ali, nas vias de escalada de vários largos equipadas é normal  estas distâncias, que por vezes, até acho que chegam a ser mais de 6 metros, por isso em todas elas é sempre necessário levar material para colocar, esta via por azar era muito má para proteger daí a termos passado alguns medos, que só  foram  ultrapassados porque a quadrupla tinha dois escaladores de grande gabarito. Esta via acede-se a partir do Passo Giau e passados 50 minutos estamos no sopé do Monte Formin para aceder aos seus 2657m que nos levam a sorrir e num silêncio, desfrutar dos Dolomitas. O Olhar só não ia mais longe porque ali ao lado estava outra e outra Montanha igual.
 





















sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Via Ferrata Truppe Alpine - Col dei Bos - 500m de itenerário


 As vias ferratas tiveram origem em 1880 quando os guias alpinos de Madonna di Campiglio, Itália, prepararam a vertente oriental do cume da Brenta para facilitar a passagem dos seus clientes. A ideia foi bem acolhida pelo exército italiano que resolveu equipar também as passagens escarpadas nas Dolomites a fim de permitir às tropas alpinas de transportar material e movimentar as Tropas.
Em Novembro de 2007 militares da Força especial Italiana Truppe Alpine juntamente com a Kong equiparam este itenerario com o objectivo de levar os Montanhistas ao cenario da I Guerra em Col dei Bos, onde se avistam um sem numero de refugios escavados na rocha e outros vetígios militares.


 
 










sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Cinque Torri - Dolomitas - Itália


As Cinco Torres ficam situadas nos Dolomiti Ampezzane a sudoeste de Cortina d'Ampezzo no Norte de Itália. A esta cordilheira de Montanhas dos Alpes Orientais chama-se cordilheira das dolomitas derivado á rocha dolomite que é utilizada como fonte de magnésio para a fabricação de materiais refratarios.
Cinque Torri pronunciando em italiano "Xinco tôrrí "estão a 2255 metros sendo que a torre mais alta atinge os 2361m. A escalada é muita e diferente do que estamos habituados, podemos fazer uma desportiva bem protegida mas com um top deficiente só com um ponto de ancoragem, podemos fazer uma desportiva com muito ambiente com 4 a 5 metros de distância entre protecções,podemos fazer escalada clássica sem nenhuma protecção fixa, clássica com um piton ali e outro ... onde está? onde está? mas o melhor é juntar-mos a desportiva á clássica e tentar sobreviver. Nada disso, existe um espírito dolomitico nestas parades e foi esse espírito que o grupo com bom senso e cuidado tentou perceber, percebeu-se, mas a muito custo.