domingo, 21 de julho de 2013

Sector Lagoa Verde - Portas de Almourão







                                  No Sábado recebi visitas no novo sector em construção e o pessoal gostou do que viu é um sector muito acolhedor e com uma bonita paisagem. Já comecei a limpar o trilho para lá chegar e é fácil, tem que se descer junto aos dois eucaliptos grandes ao pé da placa principal " A Terra dos Grifos" e seguir as mariolas até á plataforma rochosa que se avista da estrada e contorná-la pela direita. Para já tem 5 vias e espera mais umas brevemente. Da esquerda para a direita eis os nomes e graus das acabadinhas de nascer. 1.O pescador Verganista - 6a+ 2. Empata anzóis - 6a+ 3. Cadê o engodo - V+/6a? 4. Achigã micropterus salmoides - 6b+ 5. Migas com Ovas - 6b+/6c?

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Novo Sector nas Portas de Almourão - Lagoa Verde

O sector Lagoa Verde ainda não estava reconhecido, mas hoje de berbequim ás costas desci até ao rochedo a escaços metros do Rio Ocreza. Foi bom, muito bom, 15 metros de altura, rocha compacta com pouco para limpar, a 30 metros da água, e com sombra até ás 13.30H é capaz de levar umas 10 vias e a primeira já lá mora á pedrada, pois.. esqueci-me do martelo e os pernos foram á pedrada.





                                                  Achigã Micropterus Salmoides - 6b+

terça-feira, 16 de julho de 2013

Nova via no Sector A Terra dos Grifos - Portas de Almourão

                                                           Alpinista Granadino - IV +

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Heidi vai ao Rio Frades inferior com a Turminha das Portas de Almourão e desce o rio sem corda sempre aos saltos dentro da mochila do Dono

No Domingo, difícil foi acordar depois de tamanha ementa, mas estávamos muito agitados e super ansiosos por levar a Heidi ao seu primeiro Canyoning. A Heidi é a cadelinha que podem ver nas fotos e o cromo de barba é o seu dono, nota-se que é um dono muito sóbrio. Afinal de contas até é e correu tudo bem, até fiquei com pena de não levar o meu cão com 40kgs mas não cabe em nenhuma mochila. O Frades inferior é um rio muito bonito, os mais audazes podem fazê-lo sempre a saltar com saltos entre os 10 e 12 metros, alguns destemidos fizeram como o Zé Pedro e o Miguel, mas também ouve mariquinhas como o Tó e a Marta. O dia acabou na Feira de Arouca com a Posta Arouquesa, mais rojões, o vinho verde e os doces conventuais.   















Canyoning - Ribeira de Vessadas - Arouca

      Este Canyoning só pode ser feito com marcação.
As nossas especialidades:
  Trutas com molho de escabeche
Arroz de Cabidela
Rojões
Javali (em chanfana ou assado)
Cabrito Assado
Vitela Assada
Sobremesa:
Sopa seca
Leite creme
e Agua muita Agua...













sexta-feira, 5 de julho de 2013

Serra da Estrela - Cântaro Magro - Varanda da Estrela - Covão da Ametade -

  É verdade a Serra foi só nossa neste ultimo fim de semana, éramos nós e um punhado de vias!
Havia ainda uns restos de neve que resistiam mas com as temperaturas que anunciavam, de certeza que era a ultima imagem de um Inverno rigoroso. O Mestre Astral apanhou-me em Proença a Nova já era tarde e como sabia que não ia conduzir, bebi umas aguardentes velhas para que a noite fosse descansada. E foi, o Mestre queixou-se do meu ressonar.
No Sábado começamos na base do Cântaro na Face Nordeste e fizemos umas 4 vias muito boas, seguidas no final do dia, por uma refeição daquelas á Varanda. Depois, um trago no medronho que nunca falta nestas andanças, um obrigar ao Astral, prova lá este Mestre! E um bivacar excelente no Covão para no dia a seguir apertarmos mais uma vez sozinhos  naquele lindo penedo rochoso.