quarta-feira, 27 de julho de 2011
Canyoning Ribeira de Quelhas + Escalada Fragas de S. Simão
Outro dia, eu e o Canyonista Pedro Tavares fomos descer a ribeira de Quelhas em Castanheira de Pêra para matar o vício. A ribeira levava pouca água ,mas deu para brincar um pouco e passar uma manhã tranquila antes da sopa da pedra no restaurante O Caçador, em Figueiró dos Vinhos. Depois de várias repetições á terrina de sopa, fomos escalar ás Fragas de S. Simão que dão a sensação que estão um pouco ao abandono, o placar dos croquis desapareceu, quase que é preciso levar uma catana para escalar e cuidado nalguns top's, um deles têm os pernos a mexer, saídos e a ver-se o anel de expansão. Uma opinião minha particular é que, se estiverem pessoas a banharem-se por baixo das vias evitem escalar já que não existe nenhum aviso por parte do Munícipio a dizer que ali é zona de Escalada e há o perigo de queda de pedras ou blocos.

Gostava de saber onde fica essa Ribeira de Quelhas! Este ano tenho me dedicado mais aos canyonings!
ResponderEliminarQuanto às Frasgas de S. Simão, sou um dos equipadores e co-responsável pelas 3 vias equipadas.
Fui lá recentemente escalar as 3 e até encontrei magnésio nas presas! Não serão assim tão pouco escaladas quanto isso.
Há de facto uma reunião em mau estado a retificar. Já informei o equipador.
Quanto a escalar lá no Verão, para mim é arrepiante! Deveria ser proibido! A minha estratégia é escalar o mais cedo possível enquanto n há gente na praia. Da última vez, na 3ª via, começou a chegar gente e resolvi sair por cima, para não rapelar!
Depois fomos até ao Cercal aproveitar a sombra que lá está nos sectores.
A propósito, dessa vez deixei lá esquecida uma corda de 60m, quanse nova! Não a viste passar por lá?
Boas actividades
Oi Nelson, a corda nem sombra dela!
ResponderEliminarA nós aconteceu o mesmo, começamos a escalar sem ninguem e tivemos que abandonar no 2º lance porque até arrepiava vêr as pessoas a meterem-se por baixo de nós.
A ribeira de quelhas fica no Coentral em Castanheira de Pêra,lá existem as indicações do Canyoning, demoramos 30 minutos a pé até ao início da ribeira por um trilho que não está marcado e nem sempre é visível.Abraço.
Imagina que eu deixei cair um mosquetão e vi-o a ir disparado em direcção das pessoas, depois de bater na rocha!
ResponderEliminarMas elas, com o barulho da água, nem se aperceberam!
Eu é que fiquei branco e resolvemos sair por cima!
Até foi giro sair por cima, por uma aresta, encordados estilo montanha, mas depois queimamos os pés a descer pelo asfalto!
Gosto muito de escalar, acho que tem potencial para muitas vias interessantes. Já tenho umas linhas debaixo de olho e gostava de voltar a equipar lá!
Boas actividades
Aquilo têm muito potencial e quando estiver-mos juntos dou-te novidades sobre aquele local , axo que as hipótesses de voltares a equipar lá são grandes ;)
ResponderEliminar