terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Feliz Natal e cuidado com os excessos, há rocha para subir

Amigos, desejo-vos um Feliz Natal e espero que o Pai Natal faça todos os encadeamentos previstos para esta época Natalícia.


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Eles conseguiram estragar o meu Natal e Fim de Ano , eles foram lá e não me convidaram .Para quando este sonho que se arrasta á 10 Anos?


Portugal Open XCR


A primeira prova do primeiro Portugal Open XCR será, já, nos dias 13 e 14 de Março. O Zmar, eco camping resort & Spa, foi o local eleito para o início deste Open.
O Zmar, Eco Resort é um parque de campismo de 5 estrelas que acabou de ganhar o prémio SIL na categoria de construção sustentável. Este espaço, único em Portugal, para além das excelentes infra-estruturas, permite-nos antecipar o calendário das provas. As regiões litorais do sul do país, em Março, com temperaturas mais amenas facilitam a prática desportiva e a organização.
O Portugal Open XCR
É um Open aberto a todos os interessados, maiores de 18 anos, em perfeitas condições de saúde. O PT OPEN XCR é constituído por quatro provas, sendo três de 24 HORAS BTT® e uma de 12 HORAS BTT®. Para conquistar o troféu de campeão do Portugal Open XCR terão que participar em três das quatros provas previstas.
As participações poderão ser a solo, em equipas de dois, quatro ou seis elementos nas classes masculinas ou femininas. Por enquanto e enquanto não nos chegam mais opiniões, as equipas mistas concorrerão no escalão masculino. Para haver equilíbrio entre as partes, os elementos femininos serão bonificados com voltas. O pré-regulamento prevê uma volta mais por cada dez concluídas.
Aos que agora nos lêem pedimos que nos remetam sugestões sobre as bonificações e outras coisas que achem relevantes. A vossa ajuda é importante.
O sítio do Portugal Open Xcr
Será uma página web moderna, funcional e bonita, achamos nós. Dentro de poucos dias divulgaremos o domínio que sustenta o sítio e abriremos as inscrições.
Para já, todas as duvidas serão esclarecidas por email: geral@horizontes.com.pt,ou poderão visitar o espaço do PT Open Xcr e do Trip Trail®Geopark Naturtejo em: www.ecotour.com.pt.
TRIP TRAIL® Geopark Naturtejo
A travessia do primeiro Geopark Português e o 43º do Mundo está marcada para os dias 10, 11 e 12 de Junho de 2010.
Já estão decididas as etapas e locais que vão receber a edição zero do TRIP TRAIL® Geopark Naturtejo:
1ª Etapa - Idanha a Nova - Castelo Branco - Vila Velha de Ródão
2ª Etapa - Vila Velha de Ródão - Nisa - Proença-a-Nova
3ª Etapa - Proença-a-Nova - Oleiros
Serão cerca de 350 km a percorrer em 3 dias e em equipas de 2 elementos.
(Retirado da newsletter da Horizontes)

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Montanhistas contestam taxas do ICNB apesar do recuo do Ministério do Ambiente


Fomos vêr o Marco escalar e deu num 7b á vista e um 7c ao 2º pegue





































Sector do Zé está a ser Equipado para o Encontro de Escaladores

É verdade! Andamos a equipar este sector para o encontro que nos propusemos fazer lá para o início do Ano.Queremos divulgar esta zona ainda muito pouco explorada pelos escaladores e temos muito para apresentar são 6 sectores todos perto num raio de 10 kms. O sector mais antigo é o da Zimbreira equipado em 2002 pelo Francisco Ataíde e o mais recente é este que está a ser equipado e onde vão conviver vias de clássica dos 6 aos 40m e desportiva já com três projectos de mais de 7c/7c+ dos 8 aos 30m.













































































Limpar Portugal - 20 de Março

Vamos lá meter mãos á obra e engrossar o Grupo de Proença a Nova.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Marco Graça faz Lourdes 8a no Makinodromo ( O seu 1º 8A)


Pois é assim , quem luta sempre alcança e o Marco á muito que merecia este reconhecimento , fez o seu 1º 8a no Chorro , mas já ouvi falar que a UHU também já era!! Agora bora lá fazer a via do Santuário e dizer o que é isto!!??

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

11 de Dezembro - Dia Internacional das Montanhas


Não te esqueças e vai á Montanha , porque ela não vai a ti nem que te pintes.

Fechou a época de escalada, agora deixemos os Grifos namorar

No dia 30 de Novembro fechou a época de escalada e agora os Grifos tristes , vão sentir a nossa falta. Vão sentir falta daquelas pessoas que iam ali pacificamente tentar VIVER como eles vivem ,em armonia com a Natureza e na UNIÃO com o inevitável, o Homem , a Fauna e a Flora sempre estiveram juntos e é assim com respeito que as coisas vão continuar da parte de todos os escaladores que vão ás Portas de Almourão.Para ficarmos com apetite para o ano, equipei mais 3 vias , todas com mais de 25metros ,um 6b de seu nome o Destrepe do António
que já foi encadeado e dois 6b+ que ainda não foram encadeados e ainda não têm nome.Até para o Ano e dia 1 de Julho lá estaremos outra vez , agora com mais 3 novidades e com vôos acompanhados por profissionais.






Proencenses iniciam-se na escalada nas Portas de Almourão e já visitam outras escolas de concelhos vizinhos

Estes são os primeiros escaladores que se quiseram iniciar neste Desporto, depois de 2 anos a divulgar a modalidade no Concelho e a contribuir para colocar Proença a Nova num local inevitável para escalar. Apareceram 3 Jovens para participar no Workshop de iniciação á escalada que dei no 2º Encontro.Não fiquei surpreendido pelo nº de participantes porque em Proença a Nova outros desportos como o Futebol, BTT , TT têm mais destaque, mas espero contrariar isso.Agora só me resta desejar uma boa continuação aos três e continuar a tentar semear o vício das Alturas.